domingo, 22 de maio de 2011

DIREITO ADMINISTRATIVO

Nesta disciplina a OAB costuma cobrar do candidato conhecimentos sobre CONTRATOS ADMINISTRATIVOS e suas modalidades, LICITAÇÕES e suas modalidades (LEI 8666/93), REVOGAÇÃO e ANULAÇÃO de atos administrativos, DESAPROPRIAÇÃO e PODERES DA ADMINISTRAÇÃO. Acredito que os assuntos mais complexos sejam relacionados as espécies de CONTRATO ADMINISTRATIVO e modalidades de DESAPROPRIAÇÃO.

Sugiro como leitura o livro de MARIA SYLVIA ZANNELA DI PIETRO e CELSO ANTONIO BANDEIRA DE MELLO. O livro da Maria Sylvia é extenso, por isso comece os estudos o quanto antes!

Vamos testar: O QUE É FATO DO PRINCÍPE? O QUE É TEORIA DA IMPREVISÃO? Procure e responda aqui se quiser!!!

Primeiras dicas: DIREITO CIVIL (1ª fase)

Olá amigos,

Não sou e nem busco ser uma espécie de "guru" de exames da OAB, mas vira e mexe algum amigo da faculdade ou da área jurídica pede para que eu passe alguns macetes sobre o temível (ou terrível) EXAME DE ORDEM. Considerando o atual modelo da FGV (que poderá sofrer alterações em razão do novo provimento que poderá modificar a estrutura de aplicação do exame, vamos a algumas dicas que acredito ser essenciais para todo candidato. Antes de falar do DIREITO CIVIL, melhor falarmos de dicas gerais que poderão servir inclusive para outras provas.

1 - No exame da OAB não existe milagre: Ou você senta a bundinha na cadeira pra estudar focado nele ou certamente será reprovado. Pense: A OAB poderá cobrar tudo e mais um pouco do que foi visto em 5 anos de curso ou então poderá cobrar algo que não estava inserido na sua grade curricular, como é o caso de DIREITOS HUMANOS.


Assim sendo, antes de iniciar seus estudos, imprima a parte do edital no que diz respeito ao conteúdo programático. Dai você deve estar se perguntando: MAS COMO VOU ESTUDAR TUDO ISSO EM 2 OU 3 MESES? Verdade, é impossível ou improvável que consiga estudar 100% do conteúdo previsto no edital.

Considerando que nos 5 anos de curso você certamente absorveu muitas disciplinas com qualidade, o jeito é dar atenção primeiramente aos principais institutos de cada área, levando em consideração as duas últimas provas aplicadas pela FGV.

2 - Mantenha a calma: Alguns especialistas em concursos públicos e exames dizem que uma das causas que mais reprovam candidatos é a falta de calma para realização dos exercícios propostos, em grande parte pela falta de experiência em concursos públicos. Assim sendo, o candidato tem que se habituar baixando as provas anteriores e simular esse treino em um lugar tranquilo e com a seriedade que a organizadora exige, inclusive no que diz respeito ao tempo de prova que é de 5 horas.

3 - Não saia respondendo todas as questões logo no ínicio. É natural que todos fiquem afobados quando o fiscal autoriza a resolução das questões, antes sugiro que respire fundo e tente começar pelas disciplinas que tem mais afinidade, com calma, tentando descartar alternativas esdrúxulas, sem se preocupar com a questão seguinte. Procure não se prolongar também em uma questão, dose bem o tempo e não esqueça que ainda tem que preencher 100 quadrículas no gabarito definitivo.

4 - Descanse. Vá ao banheiro, beba água e estique suas pernas pelo menos duas vezes. Alimentos são recomendados, mas o candidato deve ter bom senso: NÃO FAÇA DA SALA DE PROVA UMA FEIRA OU UM REFEITÓRIO! Além de ser desnecessário, isso pode até tirar a concentração de outros candidatos.

5 - Dê valor a qualquer questão, ela pode ser útil!


DIREITO CIVIL

Sobre DIREITO CIVIL, nos dois últimos exames a FGV cobrou praticamente os assuntos triviais da disciplina e que são essenciais a qualquer advogado, são eles:

- CONTRATOS
- OBRIGAÇÕES
- NEGÓCIO JURÍDICO
- RESPONSABILIDADE CIVIL
- SUCESSÕES


Portanto começe a estudar desde já essas matérias em Direito Civil, é 99,99% de certeza de que ao menos 5 questões versem sobre esses assuntos!

BOA SORTE

Seguidores

Confira a previsão do tempo!