segunda-feira, 13 de junho de 2011

A prova de 2ª fase (parte 2)

SEGUNDA FASE – parte 2

Vamos continuar comentando sobre a 2ª fase do Exame de Ordem. Um aspecto muito importante, diz respeito à estética das peças processuais que sempre são lembradas a exaustão por professores e especialistas em Exames da OAB. 

Sim, ela é importante! Embora o padrão de respostas da 2ª fase foque apenas em conceitos jurídicos, citação ou não de artigos, citação de determinados recursos e medidas judiciais, o candidato deve sempre ter em mente que a beleza de sua peça poderá valer pontos e/ou décimos preciosos, que certamente pesarão em sua aprovação ou reprovação, portanto vamos a algumas dicas básicas, que NUNCA devem ser deixadas de lado:

- Use letra legível e de tamanhos que possibilitem o pleno entendimento por parte do examinador. Não pense que os corretores ficarão perdendo muito tempo tentando decifrar determinadas palavras. Letras extremamente pequenas certamente perderão pontos e letras extremamente grandes ocuparão muito espaço nas folhas, portanto, ache um meio termo com treinamento. 

- Faça download de provas de 2ª fase passadas e desenvolva peças nessas folhas da OAB, assim terá noção do espaço que precisará em cada uma das peças.

- Pule linhas quando do início de cada idéia ou parágrafo, uma peça sem espaços de linhas pode ser cansativa para o examinador. Procure fazer o mesmo quando precisar citar em sua peça o Nº DO PROCESSO, ENDEREÇAMENTO, RECORRENTE, RECORRIDO, NOME DO ADVOGADO, NOME DA PEÇA PROCESSUAL E ETC. Quem tem a letra grande precisa treinar muito antes de fazer a prova, pois dependendo do recurso solicitado, terá que elaborar uma peça de RAZÕES RECURSAIS.

- Quando a peça solicitada exigir a apresentação de RAZÕES DE RECURSO, recomenda-se utilizar somente 1 (uma) folha para redação desta. Esteticamente fica uma peça mais atraente e organizada, mas tome cuidado, se você perceber que o problema apresentado possui muitas teses, termine as razões, pule duas linhas e inicie a peça.

- Treine muito! Quanto mais treino melhor, lembre-se que você só tem apenas 150 linhas e por essa razão conhece-te a ti mesmo. Não deixe para treinar faltando poucos dias para o exame. Vá ao site da FGV e da OAB para baixar provas anteriores e modelo de folhas de redação. Simule e faça todos os tipos de recursos, inclusive aqueles que já foram exigidos pela comissão do exame.

- Não meça esforços, o gasto faz parte do estudo e do processo de aquisição da tão sonhada carteira da OAB. Compre livros especializados no assunto, sempre atento a eventuais mudanças na lei. Se tiver pouca grana, procure os sebos jurídicos, sites de compras, comparadores de preços, bibliotecas da OAB e de tribunais.

- Se achar necessário faça cursinho preparatório, seja ele on-line ou presencial. Utilize as redes sociais como comunidades no Orkut, Facebook e etc. Parece que não, mas são poderosas ferramentas de auxílio e troca de informações entre candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Confira a previsão do tempo!